sábado, 5 de maio de 2012

PARA PROFESSORES DE ARTES

Essa postagem vai, especialmente, para os professores de Artes e afins (Música, Pintura, Dança, Teatro, Cinema, Fotografia etc), pois pretende apresentar um recurso muito interessante e rico, que está disponível no Portal da Wikipédia. 


Falo do PORTAL: ARTE (Clique AQUI para visitar). Lá é possível encontrar farto material em imagens e informações nas seguintes áreas:


Imagem retirada do http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Arte
Mas cuidado! Ainda é comum a ideia errônea que tudo que está disponível na Web é de domínio público. Muitas vezes o aluno faz seu trabalho com textos e imagens retirados da Web sem citar corretamente a fonte. Ás vezes o professor, tanto em seu blog quanto em suas apostilas, usa imagens da Internet e também não se preocupa com os direitos dos autores.
Símbolo que indicar que uma obra está no domínio público. Imagem: pt.wikipedia.org
Há vários projetos em andamento na Escola de Aplicação onde o uso de imagens capturadas da Web é fundamental. Por isso, é importante que alunos e professores atentem para a questão dos direitos autorais. E mesmo que as imagens utilizadas num trabalho escolar, numa apostila, numa apresentação eletrônica etc, estejam em (clique nos links para saber mais) Domínio Público, Licença Livre ou protegidas pelas licenças Creative Commons, é importante serem corretamente referenciadas.


Há também o Google Art Project que disponibiliza para o internauta uma coleção de imagens de museus do mundo inteiro. Basta escolher o museu ou galeria, e clicar no link. E o visitante pode até fazer um passeio virtual pelas galerias do museu.


Para o professor de arte ou pesquisador, o Projeto Google Arte reserva uma área denominada Education (Clique AQUI para ver), que oferece informações e ferramentas interessantes e criativas, como criar seus próprios QUIZZES, brincar de curador de sua própria exposição. Está inglês, mas o navegador Google Chrome permite instalar uma utilíssima barra de tradução (saiba mais AQUI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar e pelo seu comentário.