Projetos desenvolvidos pela equipe de Informática Educativa em parceria com professores de Sala Base do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) durante o ano de 2017.
Projeto 1: Uso das Tecnologias Digitais e ambientes virtuais no apoio ao desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem colaborativos e enriquecimento deconteúdos curriculares.
No âmbito do projeto, os Ambientes Virtuais foram utilizados como importante instrumento metodológico na busca, aprofundamento e compartilhamento de informações sobre os assuntos estudados, bem como, contribuiu na produção colaborativa de textos e imagens, material utilizado por todas as disciplinas, permitindo com isso um diálogo interdisciplinar.
Os alunos constituíram-se como elementos ativos e co-autores do processo de aprendizagem, investigativo e colaborativo, utilizando dos recursos disponíveis (internet, ferramentas de produtividade, motores de busca, ambientes virtuais de aprendizagem) para a produção colaborativa do conhecimento. Alguns aplicativos serviram como base para a escrita de textos e produção e edição de imagens, como Word e Power Point e aplicativos do sistema operacional Windows, como o Paint.
Nas ferramentas de produtividade, foram desenvolvidas pesquisas na área de Geografia e Língua Portuguesa. Na linguagem, a pesquisa envolveu a busca por “brincadeiras antigas”, onde cada aluno pesquisou três brincadeiras antigas, reescreveu suas regras e produziu uma imagem a partir do seu entendimento e visão. Como produto dessa pesquisa criou-se o Caderno Digital de Brincadeiras Antigas de cada turma.
Ainda no âmbito da Língua Portuguesa, foi trabalhado o tema “Criança não trabalha”, e ao longo do bimestre foram discutidos textos específicos sobre o trabalho infantil, reproduzidos documentários que abordavam as questões legais do trabalho escravo infantil, principalmente nas pedreiras e carvoarias, e, o curta metragem “Bilu e João”. As atividades propostas geraram um ciclo de debates e produções textuais e imagéticos, permitindo a reflexão dos alunos quanto aos direitos e deveres das crianças, culminando as atividades propostas pelo projeto em alusão ao dia das crianças.
Na área da Geografia, foi realizada uma pesquisa sobre paisagem natural e cultural dos municípios do Pará. Cada aluno ficou responsável pela pesquisa de um determinado município e pela formatação específica de organização dos dados coletados.
No Power Point foram criados slides de apresentação para uma atividade de confraternização e comemoração natalina entre toda a comunidade escolar. Os Slides fizeram parte da campanha desenvolvida a partir do tema “respeito e solidariedade”, intitulada “Eu desejo”, que iniciou com a reprodução do curta metragem “Cordas”.
Nela, os alunos passaram a desejar não somente itens materiais no Natal, mas sim, bons sentimentos, fraternos e itens imateriais ao próximo. Foram criados ainda cartões de natal virtuais para troca de amigo oculto, no mesmo princípio da campanha citada. Também, trabalhou-se a internet, motores de busca, como o Google, e-mail, e escrita colaborativa por meio da utilização do Google Drive. O objetivo das atividades eram o de fomentar a pesquisa e utilização das tecnologias como recurso comum para a realização de uma atividade colaborativa, levando o aluno a buscar a fonte do conhecimento, identificar textos e imagens no contexto e interesse da pesquisa, interpretar e relacionar os dados e coletá-los de forma crítica e produtiva.
Para finalizar, o projeto, bem como dois artigos produzidos a partir dele, foram apresentados e publicados nos seguintes anais:
a) XIII FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO DA EA-UFPA
b) IX SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: POR UMA SOCIEDADE INCLUSIVA
c) I COLÓQUIO EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL NA ESCOLA DE APLICAÇÃO.
Projeto 2: Construção e utilização de Objetos de Aprendizagem (OA)
como suporte tecnológico ao processo de alfabetização e letramento no ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental I – séries iniciais da Escola de Aplicação da UFPA.
No 1º ano do Ensino Fundamental foram desenvolvidas diversas atividades com foco no letramento e no conhecimento lógico matemático. Dentre os Objetos utilizados, tem-se a criação de objetos no software educativo Jclic, onde as professoras de sala base tiveram a oportunidade, inicialmente, de ter uma noção diagnóstica se o aluno reconhecia as letras do alfabeto, fazia diferenciação entre letras, números e símbolos, associação entre letras e objetos e ordem alfabética.
As atividades construídas, no campo da linguagem, estavam dentro de um contexto trabalhado tanto em sala de aula base como na sala de informática. As atividades mais simples serviram de ponto de partida e diagnose para o desenvolvimento de outras atividades mais complexas que exigiam mais habilidades de leitura e escrita. Logo, essas atividades fizeram parte de um conjunto de sequencia didática previamente elaborada e planejada juntamente com as professoras de sala base.
Tanto alunos como professores tiveram a oportunidade de utilizar os recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, reconhecendo as potencialidades que trazem ao fazer docente. Os alunos tiveram a oportunidade de, em um momento aparentemente lúdico, de brincadeira para eles, como muitas vezes o computador é utilizado em casa, para ser objeto de construção do conhecimento, de descobertas e muita aprendizagem.
Os professores, além de participar dos momentos de planejamento e vivencia das possibilidades tecnológicas, tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de construção de história em quadrinhos, ministrada pela equipe de informática, utilizando o software educativo “HagáQuê”, em parceria com um projeto da professora Izabel França da UFPA.
Essa oficina possibilitou que os professores dos diversos anos do ciclo, dentro de um contexto já previamente inserido pela professora Izabel, pudessem conhecer e implementar o recurso tecnológico no planejamento curricular.
O produto de todas as atividades desenvolvidas em parceria com as disciplinas do currículo comum estão no blog http://eaufpa.blogspot.com.br/ para que sejam compartilhadas e divulgadas a toda à comunidade as experiências vivenciadas.
Para finalizar, o projeto, bem como dois artigos produzidos a partir dele, foram apresentados e publicados nos seguintes anais:
a) XIII FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO DA EA-UFPA
b) IX SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: POR UMA SOCIEDADE INCLUSIVA
c) I COLÓQUIO EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL NA ESCOLA DE APLICAÇÃO.
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