sexta-feira, 17 de maio de 2013

Homenagem ao dia das mães

Durante as semanas que antecederam  o dia das mães e o dia da família da Escola de Aplicação da UFPA, os alunos do Ensino Fundamental I criaram uma homenagem às suas mães na sala de informática. A atividade que buscou refletir sobre a estruturação e importância familiar na constituição do ser e valorização dos laços familiares, ocorreu em três etapas. A primeira delas foi a reflexão acerca do filme "O sumiço de todas as mães (http://www.youtube.com/watch?v=zXQitHMBWj4) da turma da Mônica- série cine gibi. A partir do filme, as crianças puderam expressar sentimentos de amor e ternura acerca da figura materna e de outros familiares que assumem esse papel. Reconheceram a importancia de valorizar e seguir os ensinamentos dados por elas para a sua vida e temeram pela ausência delas no futuro.

Na segunda etapa, os alunos tiveram a oportunidade de criar um avatar que representasse a figura materna no contexto da sua família. A atividade foi realizada a partir do site http://www.pocoyize.com/Pocoyize.php?language=es&code= . Depois de salva a imagem a mesma foi trabalhada, em uma terceira etapa, no software livre TuxPaint para criação de um cartão digital em homenagem ao dia das mães. Nesta ferramenta os alunos tiveram a oportunidade de explorar os botões de mágica, carimbo e efeitos para deixar sua homenagem ainda mais bonita e personalizada.

A atividade permitiu que no eixo tecnológico fossem trabalhados os conceitos referentes ao avatar, cyber espaço e jogos eletrônicos, navegação na internet, ferramentas de pintura (TuxPaint) e coordenação motora (manipulação do mouse e teclado). O produto dessa atividade pode ser visualizado nas imagens abaixo de alguns dos trabalhos finalizados na sala de informática. 






















Aqui fica registrada a homenagem dos professores, alunos e estagiários da informática da EAUFPA a todas as mamães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar e pelo seu comentário.