quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Lousa Digital na Escola de Aplicação

Imagem retirada do artigo do Prof. José Carlos Antonio (veja mais abaixo)
A modernidade não demora muito a ser incorporada à Educação. Quando uma nova tecnologia se apresenta favorável à socialização de informações e construção de conhecimentos, como foi o caso das diversas mídias de comunicação de massa, logo chega às escolas... Só demora a ser incorporada às práticas pedagógicas de salas de aula.

Primeiro foram as mídias impressa a adentrarem as salas de aulas, depois o rádio passou a fazer parte do arsenal pedagógico, inclusive com cursos de alfabetização a distância; depois veio  o vídeo, com a televisão e o aparelho de videocassete. Hoje temos nas modernas salas de aula os computadores em rede e as lousas digitais. 

E a Lousa Digital chegou à Escola de Aplicação, contudo ainda não foi utilizada pelos professores. A esse respeito recomendamos a leitura do artigo do Professor José Carlos Antonio, o qual apresentamos um trecho abaixo:

A Lousa Digital Interativa chegou! E 

agora?

Elas estão chegando!

Há cerca de uma década os professores se espantavam com a chegada dos computadores à escola. Depois foi o projetor multimídia e a internet e mais recentemente os aparelhos móveis (smartphones, tablets, netbooks e notebooks). Agora é a vez da lousa digital interativa.
Lousas Digitais
Elas estão aí. Não adianta tentar fugir.
Muitas escolas já possuem uma ou mais lousas digitais interativas. O ideal é que elas estivessem presentes em todas as salas de aula, nos laboratórios, nas bibliotecas, nas salas de reuniões e na sala dos professores. Mas, como o seu custo ainda é elevado, essa implantação tende a ser vagarosa (como quase tudo na Educação).

Quando o professor se vê diante da lousa digital interativa pela primeira vez é bem comum um certo ar de espanto e indignação. Afinal, é espantoso que tenham inventado uma “lousa digital” unindo o que há de mais antigo, a lousa, com o que há de mais moderno: a tecnologia digital. E, por outro lado, parece absurdo que governos e escolas invistam altas somas na aquisição de dispositivos digitais modernos e, ao mesmo tempo, se recusem a investir mais e melhor na carreira do professor, na sua formação inicial e continuada, na manutenção dos equipamentos que as escolas já dispõem e no suporte técnico e pedagógico para o uso dessas novas tecnologias.


CLIQUE AQUI PARA LER O RESTO...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar e pelo seu comentário.